Bandeira da Espanha - História e origem em imagens

Desde 1981


Juntamente com o Brasão da Espanha, a bandeira espanhola é um dos símbolos oficiais do país. Foi adotada em 5 de Outubro de 1981, assim que foi aprovada a lei que estabelecia última versão do escudo nacional.

O desenho é basicamente o mesmo projeto já utilizado em 1785, à exceção do período da Segunda República, entre 1931 e 1939. Desse espaço de tempo, o desenho do escudo é diferenciado.

As cores da bandeira da Espanha são vermelha e amarela. Três faixas horizontais cortam a bandeira, sendo a do meio o dobro do tamanho das outras. A faixa amarela fica ao centro, onde está localizado, à esquerda, o escudo do país.

Ela é chamada de la Rojigualda, devido suas cores (roxo é vermelho; gualda, amarelo).

História e origem


bandeira espanhola

É provável que as primeiras insígnias utilizadas no território espanhol foram os vexilos romanos (pequenos estandartes). Só depois da invasão muçulmana os modelos de bandeira como conhecemos hoje, de tecido mais leve e na horizontal, foram adotados. 

O que antes representava nações e territórios, passou a ser símbolo, também, de reis, linhagens e casas reais.


O mais próximo do conceito de bandeira nacional que temos hoje só foi utilizado no século XVI, na ocasião do casamento de Joana de Castela com o arquiduque da Áustria, Felipe I.

Nesse período já se nota símbolos importantes aos espanhóis, como a Cruz de Borgonha, escolhida por Felipe I por ser um símbolo utilizado pela casa da sua mãe, a  Duquesa da Borgonha, Maria.

A Cruz de Borgonha foi utilizada como insígnia marinha e bandeira de guerra em terra durante muito tempo, tendo pequenas alterações, como quando Carlos III resolveu mudar o fundo branco, alegando que dessa forma diferenciaria da Cruz de São Jorge da bandeira inglesa.


Símbolo espanhol
Cruz de Borgonha


Foi através de um concurso realizado por Carlos III que foram escolhidos os símbolos da marinha naval e comercial, em 1785. 

Abaixo um desenho datado desse ano, com os modelos escolhidos pelo rei:

Símbolos de 1875

Em 1843, a rainha Isabel II assinou um decreto, no dia 13 de outubro, reconhecendo a bandeira com as faixas vermelha, amarela, e vermelha, como o símbolo nacional.

O decreto sancionado por ela também exigia que as unidades militares usassem-na, ao invés de suas antigas variações. Nesse momento o modelo abaixo era o símbolo nacional.

Símbolo nacional espanhol

Na fundação da Primeira República, em 1873, o modelo continuou sendo o mesmo. Mas foram suprimidos dos escudos todos os símbolos reais da monarquia.

Basicamente o padrão se manteve até hoje, tendo constantes mudanças dependendo do governo. A mudança mais significativa foi durante a Segunda República (1931-1939), quando o vermelho inferior foi trocado pelo púrpura.

1931-1939

Depois da Guerra Civil a bandeira voltou a ter duas cores, com algumas variações no escudo, até chegar ao modelo oficial de hoje, que é utilizado desde 1981.

Até 1977


Para colorir

Bandeira espanhola

0 comentários: